A indústria de defesa turca deu mais um grande passo à frente com o desenvolvimento do Alpar, um veículo de combate de infantaria não tripulado, que promete revolucionar o campo de batalha com suas capacidades multi-missão.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Desenvolvido pela renomada empresa Otokar, o Alpar destaca-se não apenas por ser um veículo de classe pesada e rastreado, mas também por sua habilidade de operar em conjunto com outros veículos, tanto tripulados quanto não tripulados.
Com um peso máximo de 15 toneladas, o Alpar incorpora o que há de mais avançado em sistemas autônomos e de inteligência artificial, visando oferecer soluções inovadoras para os desafios contemporâneos em cenários de combate. O design do chassi, reminiscente de um tanque, com uma parte traseira elevada para acomodar o conjunto de força, confere ao Alpar uma presença imponente no campo de batalha.
Medindo 6,25 metros de comprimento, 2,75 metros de largura e 1,5 metros de altura, o Alpar é equipado com uma propulsão híbrida serial. Dois motores elétricos de 80 kW, operando com uma tensão nominal de 630 V (máximo de 750 V), acionam as rodas dentadas traseiras. Esses motores são alimentados por duas baterias Li-İon NMC de 69 kW cada. Além disso, um extensor de autonomia a diesel de 180 kW é responsável por recarregar as baterias, garantindo uma operação prolongada no campo de batalha.
A Otokar não poupou esforços na versatilidade do Alpar, produzindo dois demonstradores de tecnologia especializados: um para reconhecimento e outro em configuração antitanque, exibidos no IDEF 2023. A versão antitanque, em particular, chama a atenção por sua torre Aselsan de calibre médio, equipada com dois mísseis antitanque, preparada para enfrentar as ameaças mais pesadas. Adicionalmente, o veículo possui uma rampa dianteira que facilita a implantação e recuperação de um mini-UGV, ideal para missões de reconhecimento furtivo.
Foto e vídeo: Reprodução Twitter @turkishcentury